A 11ª Edição do Nikkey Matsuri – Festival Japonês comemora os 110 anos da Imigração Japonesa no Brasil e acontece no Memorial da América Latina, que passa a ser o local oficial do Festival. Desde sua primeira edição em 2006, o Festival acontecia no campo de futebol do Clube Escola Jardim São Paulo, na Zona Norte. Com a requisição da Prefeitura Regional Santana/Tucuruvi para o plantio de grama no local, o Festival migrou para o Memorial da América Latina, após um tentativa frustrada em 2015, em realizar a festa no Centro de Eventos Pro-Magno, na Casa Verde.
No Memorial da América Latina são 8 mil metros quadrados de área concretada, contra os 6 mil da área usada anteriormente no Clube Escola Jardim São Paulo. Com um espaço maior e colado na estação Metrô Barra Funda, os visitantes terão mais conforto e segurança para desfrutar o melhor da cultura nipônica.
Durante os dias 07 e 08 de abril de 2018, a cultura japonesa será celebrada com diversas atrações artísticas, entre elas apresentações de Taikô (tambores japoneses), danças folclóricas, moda kawaii e shows musicais, além do tradicionalíssimo concurso Miss Nikkey, exposições e uma praça de alimentação com o melhor da gastronomia japonesa.
O tema escolhido para a edição 2018 do Festival é o “Mottainai”, palavra japonesa que expressa o desperdício no sentido mais amplo, abrangendo desde o gasto exagerado de comida ou material. O tema também será levado aos participantes do festival em palestras da professora Tiemi Yamashita, referência mundial no assunto, que falará sobre o valor dos recursos e de como saber usá-los com gratidão e respeito
A entrada é gratuita, mas a exemplo dos anos anteriores, a organização arrecadará alimentos não perecíveis que serão destinados a entidades assistenciais da comunidade.
Pré-evento === Na Galeria Marta Traba, localizada dentro do Memorial da América Latina, já acontece o pré-evento do Nikkey Matsuri, com uma exposição de artes e uma mostra de curta-metragens.
Na exposição que recebeu o nome “Mottainai”, tema do Festival, o público pode visitar obras de 56 artistas plástico nipo-brasileiros com a temática da sustentabilidade. . O objetivo é conscientizar, por meio da arte, sobre a importância da utilização de recursos, sejam eles materiais ou imateriais, como o tempo, por exemplo.
Entre os convidados a expor obras estão os nikkeis Cláudio Takita, Nana Higa, Simone Tokitaka e Wagner Kuroiwa. Na mesma exposição, um espaço com obras peruanas, trazidas em parceria com o Consulado Geral do Peru, mostram a cultura daquele povo que também recebeu influência japonesa. Além disso, os artistas plásticos Yutaka Toyota e Kenji Fukuda serão homenageados.
Cinema === Já a Mostra de Curtas-Metragens assinada pelo O Coletivo Oriente-se, composto por atores profissionais com ascendência oriental, serão exibidos 14 filmes de aproximadamente seis minutos cada abordam temas como a diversidade étnica, social e de gênero e procuram mostrar o dia a dia dos nikkeis brasileiros, sem estereótipos. A mostra de curtas se encerra no final de semana do Nikkey Matsuri, dias 7 e 8 de abril, quando haverá um bate-papo com os integrantes do coletivo. A exposição ficará aberta para visitação até 14 de abril. Ambos têm entrada franca.
Sobre o Nikkey Matsuri ==== Desde 2006, o Nikkey Matsuri- Festival Japonês reúne a comunidade nipo-brasileira em um evento que celebra sua cultura com apresentações artísticas, culturais e gastronômicas. E tem entre as entidades promotoras a Associação Cultural e Esportiva Tucuruvi, Associação Cultural e Esportiva Okinawa Santa Maria, Associação Cultural e Esportiva Nipo-brasileira do Imirim, Anhanguera Nikkei Clube, Associação Okinawa de Casa Verde, São Paulo Gigante Beisebol e Softbol Clube (SP Giants) e Instituto Gabi.
da Redação DiárioZonaNorte ===
Nenhum comentário:
Postar um comentário