O que o aluno poderá aprender?
Contextualizar a história das máscaras na cultura
africana.
Confeccionar máscaras.
Desenvolver a sensibilidade artística.
Vivenciar uma dança.
Duração das atividades:
Uma semana
Conhecimentos prévios trabalhados
pelo professor com o aluno:
Não é necessário.
Estratégias e recursos da aula:
Atividade - 1
Após a leitura iniciar uma conversa
sobre os poemas lidos.
A
professora deverá ler alguns poemas da cultura africana para os alunos.
Sugerimos o seguinte livro: Seis pequenos contos africanos e a
criação do mundo e do homem do escritor, Raul Lody, publicado
pela editora Pallas.
Atividade - 2
A professora deverá selecionar
imagens de máscaras africanas e gravar em CD/DVD ou colar as imagens em
cartolina.Ao mostrar as imagens é importante orientar as crianças para
observarem: o estilo das máscaras, formato, cores que predominam, material
utilizado na confecção. A professora deverá contextualizar em
guias situações dos povos africanos usam
as máscaras, por exemplo: em diferentes situações religiosas, rituais de
comemorações, danças, etc...
Sugestões de perguntas:
Qual a origem do uso de máscaras?
Em quais momentos as pessoas usam máscaras ?
Qual o
significado das máscaras ?
Quais os materiais usados na produção
das máscaras?
http://blog.educacional.com.br/blogdeartes/2009/05/17/p88943/
http://aartemoderna.blogspot.com/2006/04/arte-africana.html
Após o término da conversa a professora deverá
registrar as respostas da turma em um painel com o título – O que sabemos
sobre o uso de máscara na cultura africana?.
Atividade -
3
Dividir a turma em grupo de 4 ou 5
crianças. Cada grupo deverá desenhar suas máscaras. Após esse momento
encaminhar a atividade de pintura. A professora deverá preparar a sala
antes, forrando as mesas com jornais, providenciando pincéis de várias
espessuras, depósito com água, retalhos de tecidos para enxugar os pincéis. Quando
os trabalhos ficarem prontos, deixar secar e organizar uma exposição.
Outra sugestão:
A professora poderá propor a colagem de máscaras
com sobras de papel. Em grupo as crianças irão fazer o esboço de sua máscara,
listar os materiais que irão usar. Depois, a professora distribui cola,
tesoura, penas coloridas, lã., contas, e papel colorido.
Atividade - 4
A professora pode propor um baile para os alunos
usarem as máscaras. Conversar com os alunos sobre a influência da cultura
africana em nossas vidas. Citar por exemplo a música e a dança: o
samba, coco de roda etc.
Dicas de organização!
§ Levar para sala músicas próprias da
cultura africana para as crianças ouvirem . Realizar um levantamento
das músicas que mais gostaram e votação de uma música.
§ Colocar a música para a turma dançar livremente. Em
seguida solicitar que a metade da turma dance e a outra
assista, depois ao contrário em seguida juntar os grupos para a
escolha de 05 passos para a coreografia.
§ Organizar com as crianças a ordem dos passos e
depois o desenho dos mesmos (cada grupo escolhe e desenha um passo )
a professora selecionará os cinco da coreografia e afixará de modo
visível na sala.
§ Realizar ensaios para aprenderem a coreografia. Ao
encerrar cada ensaio sentar com o grupo para avaliar o que deu certo, e o que
precisa melhorar - Combinar figurino.
§ Para a apresentação, enviar bilhete para
aos pais solicitando biquini para as meninas e sunga para os meninos.
§ No dia da apresentação a professora
deverá organizar com as crianças o espaço, utilizar algumas
máscaras para decorar.
Recursos Complementares:
Livros;
Contos Africanos Para Crianças
Brasileiras. Rogerio Andrade Barbosa.
PAULINAS. Museu Afro Brasil.
Avaliação:
Observar se os alunos conseguem:
- Contextualizar a história das máscaras na cultura
africana.
- Participaram da confecção de máscaras e da
dança.
- Avaliação dos resultados obtidos.
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